Inicial > Esporte > Greve x Lockout : Qual a diferença?

Greve x Lockout : Qual a diferença?

AFE reúne jogadores como Casillas e Puyol que apoiam a greve. Foto: EFE

Por Leandro Carrasco

Greve é uma paralisação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Ao ouvir tal palavra, logo vem a imagem de metalúrgicos, sindicatos, devido à famosa greve de 1979. Entretanto uma onda de greves tomou conta do esporte, interrompendo um dos campeonatos de futebol mais importantes do mundo: a Liga Espanhola.

A Associação de Jogadores Espanhóis (AFE) entrou em greve no dia 11/08, por causa da inadimplência com os salários dos jogadores que alguns clubes da primeira e segunda divisão estavam tendo, portanto, queriam garantias de que futuros acordos sejam cumpridos. O acúmulo de salários atrasados chega à casa de 50 milhões de euros (cerca de 115 milhões de reais), segundo a AFE.

A paralisação adiou as duas primeiras rodadas do campeonato espanhol e as duas reuniões já realizadas para tentar firmar um acordo não foram bem-sucedidas. A próxima reunião ocorrerá terça-feira, dia 23/08.

Em outro caso, um movimento às avessas está ocorrendo na principal liga de basquete do mundo, a NBA. Um processo totalmente contrário ao de uma greve deu-se inicio no dia 1º de julho nos Estados Unidos. Trata-se do Lockout, que seria uma paralisação na qual os empregadores impedem os trabalhadores de ter acesso aos instrumentos de trabalho necessários para a sua atividade. Neste caso, por exemplo, os donos dos times da NBA impedem os jogadores de ter acesso aos locais de treinamentos e à equipe técnica, entre outras coisas.

Camisas dos times da NBA que entraram em Lockout no dia 1º de julho.

No dia 30 de junho, a CBA (Collective Bargaining Agreement, – no Brasil, Acordo Coletivo de Trabalho) venceu seu contrato com a NBPA (National Basketball Players Association, Associação dos Jogadores da NBA). Esse acordo trata dos parâmetros de piso e teto salarial para os jogadores, idade mínima para recrutamento de atletas e outros detalhes para que a NBA funcione.

Segundo o blog de Glauber da Rocha, o Lockout se deu, pois “Com a vigência do atual CBA – formulado em 1999 e reformado em 2005 – expirando, não há uma base legal para que os negócios na liga sejam feitos entre times e jogadores. A NBA poderia extender o acordo para a temporada 2011/2012, mas não exerceu a opção em 15 de dezembro de 2010. Entretanto, seguindo o princípio do Pacta sunt servanda (o contrato faz lei entre as partes), os atletas poderiam continuar a trabalhar, pois os contratos feitos na antiga CBA devem ser respeitados. Porém, o problema fica com a liga e com os donos das franquias, que não podem executar nenhuma ação sem ter uma base legal vigente, o que os obriga a instaurar o locaute”.

Além disso, as divergências salariais entre a NBPA e as equipes também é um dos motivos para a paralisação. A liga diz ter perdido U$ 300 milhões na última temporada, por causa dos altos salários dos jogadores. Já a NBPA afirma que as recentes compras recordes de franquias, o grande aumento da audiência na TV e nas vendas de ingressos para os jogos, fazem com que a Associação duvide dos números apresentados. Não há ainda uma previsão para que as partes entrem em um acordo.

Com essas divergências, além das fortes crises econômicas em ambos os países, tiram o foco que deveria ser só no esporte, e só prejudica milhões e milhões de apreciadores do bom futebol e basquete de todo o mundo.

  1. 08/27/2011 às 4:10

    Caros , só pra informar que linkamos esse post ao nosso :http://pucstituidos.wordpress.com/2011/08/25/el-superclasico/

  1. 08/27/2011 às 3:57

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: